Grupo Emtel

ESG e práticas sustentáveis no Grupo Emtel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Uma das características marcantes do Grupo Emtel é realizar seu trabalho de forma sustentável, e sempre buscando evoluir nesse sentido. Exitem muitas empresas pensando em ações nesse sentido, mas por aqui, elas já saíram do papel há tempos.

Umas das nossas principais metas, por exemplo, é nos tornarmos uma B-Corporation, com modelo de negócio focado no desenvolvimento social e ambiental. E várias ações estão sendo feitas a fim de alcançar este objetivo tão importante para nós.

Tendo em vista essas metas, o Grupo Emtel adotou a metodologia ESG, voltada para fatores que estão ganhando mais destaque, principalmente entre as empresas que se preocupam com o meio ambiente. É sobre isso que vamos falar neste post. 

O que é ESG?

ESG é um sigla para as palavras environmental, social and governance, em português, ambiental, social e governança. Trata-se de uma metodologia usada para medir as práticas de uma empresa nesse sentido.

Podemos dizer que uma empresa que adota as práticas ESG está empenhada em diminuir seus impactos no meio ambiente. Além disso, estas empresas buscam melhores condições para suas pessoas e processos internos.

O termo surgiu em 2005, de discussões de algumas instituições financeiras. Elas buscavam incluir questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, uma vez que isso gera melhores resultados para as empresas e para a sociedade.

Desde então, é usado para buscar a redução danos ambientais, uma atuação mais sustentável e adotar práticas administrativas melhores. Além de realizar investimentos que se baseiam apenas em critérios financeiros, mas também em sustentabilidade.

O que significa ESG

Environmental ou ambiental

Essa letra é relativa às práticas de preservação ambiental. Está relacionada a ações voltadas para a preservação do ar e da água, da biodiversidade, da gestão de resíduos, aquecimento global, emissão de carbono, desmatamento, biodiversidade, eficiência energética, entre outras.

Social

Aqui, falamos sobre a forma que a empresa lida com as pessoas que se relacionam com ela e com a comunidade no seu entorno. Inclui ações como diversidade da equipe, bem está dos funcionários, garantia de direitos humanos e trabalhistas, proteção de dados, satisfação dos clientes, relacionamento com a comunidade, e muito mais.

Governance ou governança

Este ponto é relacionado à administração da empresa. Engloba ações relacionadas à relações políticas e com o governo, conduta corporativa, conselho administrativo, auditorias, ouvidoria, entre outras coisas.

ESG no Grupo Emtel

Dentre nossas políticas relacionadas ao ESG, buscamos, por exemplo, estimular os funcionários em hábitos ecologicamente corretos. Temos ações de redução de consumo de água, energia e combustível, que nos ajudam nesse sentido.

Em nossas unidades, os colaboradores também podem descartar óleo de cozinha, um dos maiores componentes de poluição das águas. Em parceria com uma empresa licenciada, transformamos esse material em biodiesel e sabão.

Também temos destino certo para as sobras de madeira da empresa. Este material é doado aos funcionários, para reutilização, na maior parte das vezes, para a construção de jardins verticais e casinhas para animais. Também substituímos os copos descartáveis por copos ecológicos em nossas unidades.

Estamos empenhados em prática sustentáveis e ações de ESG. Para nós, cuidar do planeta enquanto fazemos nosso trabalho, é, mais do que uma obrigação, um prazer. Para saber mais sobre nossas práticas, nos acompanhe das redes sociais.