Grupo Emtel

Bom exemplo em dose dupla!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Na última segunda-feira, dia 9 de Agosto foi ao ar a matéria da Rede Record TV Minas sobre uma das ações de sustentabilidade praticadas pelo Grupo Emtel. A matéria destacou a importância da coleta de óleo de cozinha que o Grupo vem fazendo. Foram espalhados coletores nas unidades da empresa para que os funcionários pudessem descartar corretamente o óleo de cozinha. São 3 coletores em Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem e Juatuba) e um no Rio de Janeiro e em breve serão instalados em Salvador ( BA ) e São Paulo. Todo o material recolhido é vendido em uma indústria de sabão, e o dinheiro arrecadado, por decisão dos empregados, vai para a compra de cestas básicas que, no fim do ano, beneficiam famílias carentes.

Ana Paula Miranda, engenheira ambiental da Emtel ressalta que óleo de cozinha descartado pode virar biodiesel depois de passar por vários processos de tratamento. “Além disso, é possível também transformar esse resíduo em parte dos ingredientes usados para fazer resinas para tintas, ração de animais, detergente, sabão e glicerina. ”Há mais benefícios: geração de renda e emprego. “Jogar na pia ou no lixo comum apenas traz prejuízo ao meio ambiente, mas se levar o óleo de cozinha a um posto de coleta você gera empregos. Há pessoas que vão trabalhar diretamente com a reciclagem do resíduo para que se transforme em biodiesel ou em outros materiais”, afirma Ana Paula Miranda Pereira.

No Grupo Emtel são coletados em torno de 15 litros de óleo por semana nas unidades de MG, transformados em sabão e biodiesel. Em Salvador nossos funcionários, por conta própria, já estão pensando em como recolher ainda mais óleo, promover um desafio para os motoristas terceirizados ou até mesmo recolher óleo da vizinhança.

É ou não é uma notícia que merece ser compartilhada?